Nossa História

Em 5 de maio de 1963, foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa, presidida por Arlindo Pucciarelli.

Em seguida, os trabalhadores reunidos em assembleia transformam a Associação em Sindicato, reconhecido pelo Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio em 5 de março de 1965.

O primeiro presidente foi Luiz Bergo, com a seguinte diretoria: José Eugenio Franzon, José Walter Ghellere, Luiz Pereira, Antonio Rotta, Julio Guedes de Brito, José Carlos Fávero, Tito Siqueli e José G. Piza e outros.

A primeira sede do Sindicato foi uma sala alugada no Círculo Operário Mocoquense.

Depois a entidade adquiriu a nossa sede própria atual, na Rua XV de Novembro, centro de Mococa.

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato, sindicalizou-se assim que entrou na empresa Nicola Rome, em 1974.

Foi eleito em 1984 secretário-geral e em 1988 foi eleito presidente, afastado de suas funções de torneiro mecânico da Nicola Rome.

Chico do Sindicato reestruturou e modernizou a entidade, que passou a ter mais relevância no movimento sindical brasileiro, destacando-se em seguida como líder municipal e regional, ganhando destaque como um sindicalista de ações e pensamentos modernos, levando o Sindicato a ser reconhecido em níveis municipal, regional, nacional e internacional.

Chico, que também é vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, continua liderando as lutas e conquistas da categoria, com vários benefícios, através de negociações, greves e acordos com as empresas de Mococa e região, elevando sempre o nome do Sindicato.

“Embora pequeno, temos um nível de organização e de conquista equivalente ao dos grandes sindicatos do País”, conclui Chico.