A valorização do sindicalismo dos trabalhadores no Brasil
Desde o começo do mandato, o presidente da República Lula, o vice Alckmin e os demais ministros têm dialogado com o movimento sindical brasileiro que representa as mais diversas categorias de trabalhadores, entre elas a dos metalúrgicos.
É um avanço muito importante, pois com os dois governos anteriores o diálogo não existiu e as reivindicações da classe trabalhadora foram totalmente ignoradas. Esta retomada do diálogo com o governo é fundamental para avançarmos a luta por empregos de qualidade, valorização dos salários, reindustrialização e questões que vão além dos locais de trabalho, que afetam os trabalhadores e suas famílias: alimentação, custo de vida, saúde, lazer, cultura, educação, moradia, transporte, segurança etc.
Estamos também avançando os debates no âmbito das centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos de um projeto que garanta nova estrutura para as entidades sindicais atuantes e representativas e o fortalecimento das negociações coletivas. O projeto será unitário e encaminhado ao governo, aos empresários e ao Congresso Nacional para aprovação ainda neste ano.
Por fim, gostaria de reforçar que os reajustes salariais e os avanços de direitos e benefícios que conquistamos ao longo dos anos para os trabalhadores e trabalhadoras de nossa base são parte de nossa atuação representativa, não caíram do céu nem são presentes do patrão. São conquistas que colaboram e muito com a economia local e regional e garantem avanços sociais fundamentais para a população em geral.
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP
Você apoia o terrorismo ou a democracia?

Quem é democrata e verdadeiramente patriota ficou indignado e estarrecido com a invasão, a omissão de autoridades, a conivência policial e a depredação criminosa do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.
Não podemos aceitar que os poderes da Nação, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, pilares da democracia brasileira, sejam cruelmente atacados.
Exigimos que sejam punidos exemplarmente os agentes e os mentores terroristas e golpistas, para que fatos caóticos e violentos como este não ocorram novamente no Brasil.
A democracia precisa seguir em frente, com respeito às diferenças e aos resultados das eleições, garantindo o desenvolvimento de toda a Nação.
Com um Estado forte, propulsor da indústria nacional e de políticas públicas e medidas sérias que garantam para todos: emprego, renda, trabalho decente, direitos trabalhistas, sociais e previdenciários, carteira de trabalho, vida digna, educação e saúde públicas de qualidade, cotas raciais e inclusão social etc.
Os trabalhadores, as comunidades e as pessoas mais vulneráveis da sociedade precisam do nosso trabalho de conscientização permanente para que não sejam usados em atos criminosos e enganados por fakenews divulgadas em redes sociais da extrema-direita.
O ex-presidente da República, que fugiu para os Estados Unidos, fomentou a vida toda, como parlamentar inútil e em todo o seu nefasto governo federal, em atos, gestos e palavras, o negacionismo e a violência contra as instituições democráticas, culminando com o triste episódio do 8 de janeiro de 2023 no Distrito Federal.
Esperamos que a Justiça haja com relação ao ex-presidente também e que a sociedade brasileira não caia mais nas mentiras propagadas por uma minoria neoliberal, privilegiada, venal, individualista, golpista, violenta e fascista.
Viva a Democracia!
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo
Tempo de confraternização
Estamos nos aproximando do final de um ano de muitos desafios. Graças a Deus com os importantes avanços da campanha salarial que garantirão à Família Metalúrgica uma tranquilidade maior para o início de 2023.
Lutamos muito para vencer nas urnas a ameaça de crescimento do fascismo no Brasil, com a eleição em outubro da frente democrática encabeçada pelos eleitos presidente Lula e vice Alckmin, e já é evidente uma mudança para melhor nas relações políticas nacionais e internacionais.
Temos muitos desafios para tornar o Brasil mais desenvolvido, democrático e justo socialmente. Mas esta é também uma luta de todos nós, cotidianamente, nos locais de trabalho, nos bairros em que moramos, entre os amigos e familiares.
Precisamos de mais união, diálogo e solidariedade. Vamos, então, com este clima de mais esperança conquistar melhores dias para todos e todas. Desejo a você e a sua família, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo
Justiça do Trabalho sem custos para o trabalhador
24 OUT 2021