Mococa, 02 de Julho de 2022



Palavra do Presidente

Justiça do Trabalho sem custos para o trabalhador

 

Por 6 a 4, o STF (Supremo Tribunal Federal) votou no dia 20 de outubro pela inconstitucionalidade dos dispositivos da reforma trabalhista que faziam com que o trabalhador pague honorários, caso seja a parte vencida.

Com a conclusão do julgamento da ADI nº 5.677, o STF garantiu aos pobres, que são os que mais precisam da gratuidade, que a Justiça não deve custar nada, conforme prevê a Constituição Federal.

Parabéns a esta ação conjunta e articulada do movimento sindical, que tem resistido aos ataques constantes e conquistado vitórias que protegem os trabalhadores. A nefasta reforma trabalhista, vale lembrar, só serviu para prejudicar a classe trabalhadora, o movimento sindical e as relações de trabalho e não gerou os milhões de empregos prometidos.

Pelo contrário, o desemprego, o trabalho precário e o desalento só crescem no Brasil. Esta foi somente uma batalha. Iremos continuar lutando para resgatar, preservar e ampliar os direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro.

E isto passa por mudanças, com a eleição de um novo governo federal voltado ao social e ao desenvolvimento e de um Congresso Nacional que seja representativo para a maioria da população e progressista.

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP

 

Esperança e luta!

 Palavra do Presidente

 

A ciência tem vencido novamente o obscurantismo. Uma prova é que a vacinação contra a covid surtiu efeito e os casos de internação e mortes têm diminuído sensivelmente.

O brasileiro tem tradição de ser vacinado. Isso é bom!

Infelizmente, mais de 600 mil pessoas morreram de covid no Brasil, deixando muita tristeza para as famílias e os amigos. A todos o nosso mais profundo respeito.

Sabemos que este número poderia ser menor. Mas é com muita indignação que constatamos no Brasil a demora na chegada das vacinas e no início da vacinação, depois as negociatas na compra de uma vacina, a falta de uma organização nacional, a rotatividade de ministros e a insana propaganda do governo federal e de seus seguidores também negacionistas contra os protocolos de prevenção.

Exigimos punição aos culpados por este crime, por este genocídio. E não abrimos mão de lutar por um Brasil melhor para todos, com a superação do individualismo e do supérfluo e a conquista de uma nação que privilegie a coletividade, a solidariedade e a cidadania.

As atuais e futuras gerações agradecem as sementes de esperança que plantamos hoje!

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP

Em campanha salarial e na luta pela Democracia

ChicodoSindicato Palavra do Presidente
O Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região está em plena campanha salarial para os trabalhadores de nossa categoria com data base em 1º de novembro, com assembleias de mobilização em todas as fábricas, tanto nas maiores empresas quanto nas fábricas de menor porte.

A campanha é unificada entre os 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos que representam em torno de 800 mil metalúrgicos no Estado de São Paulo.

Estamos na luta por um reajuste salarial digno, que garanta o poder de compra dos salários, para que a família metalúrgica tenha mais segurança financeira para enfrentar o alto custo de vida. Lutamos também pela manutenção das conquistas dos Acordos e da Convenção Coletiva de Trabalho que, vale destacar, contêm conquistas acima do que prevê a legislação.

Nos encontros diários com a classe trabalhadora também debatemos as questões nacionais como, por exemplo, a mobilização crescente de inúmeros setores da sociedade em defesa da democracia, pela retomada do desenvolvimento e contra os ataques do presidente da República e de seus seguidores fanáticos às instituições democráticas e ao legítimo processo eleitoral.

O Brasil precisa sair urgente desta crise que paralisa os investimentos e impede a geração de emprego de qualidade para todos. Neste sentido só há um caminho: impeachment, já! Fora Bolsonaro!

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP