Mococa, 15 de Dezembro de 2017



Na Copromem: Sindicato conquista melhorias no Banco de Horas para seus empregados

assCopromem19out00 Na Copromem: Sindicato conquista melhorias no Banco de Horas para seus empregados
Em meio a impasses internos a respeito do acordo que estabeleceu a instituição de banco de horas na cooperativa, o Sindicato realizou assembleia nesta sexta (19) para colocar para apreciação as melhorias conquistadas através do Termo de Aditamento assinado entre o Sindicato e a direção da cooperativa na Superintendência do Ministério do Trabalho em Ribeirão Preto.
Aprovado por maioria absoluta de votos, o Termo traz melhorias significativas ao Banco de Horas tais como garantia de emprego estendida até março de 2013, aumento no percentual de hora trabalhada (cada uma hora trabalhada corresponde a duas que foram folgadas).
assCopromem19out01 Na Copromem: Sindicato conquista melhorias no Banco de Horas para seus empregados

O Impasse

Os desentendimentos a respeito do acordo, outrora já assinado em 2/08/2012 entre a cooperativa e o Sindicato, começaram pelo descumprimento do mesmo pela cooperativa. Alegando ser necessária a interrupção do banco de Horas por causa de uma maior demanda momentânea de serviços, a cooperativa nomeou uma comissão e colocou em votação aos seus empregados a interrupção do mesmo, sem a concordância do Sindicato.
A cooperativa alegava, ainda, que esta atitude se fazia necessária para evitar demissões, o que na prática não se confirmava, uma vez que o acordo já assinado garantia estabilidade de emprego aos seus funcionários. Além disso, a Copromem está investindo cerca de 30 milhões de reais em sua nova planta industrial, o que na prática não justificaria tais demissões.
assCopromem19out02 Na Copromem: Sindicato conquista melhorias no Banco de Horas para seus empregados

A Comissão de Fachada

Uma comissão de empregados formada clandestinamente, sem obedecer aos trâmites legais exigidos pela CLT e sem o Sindicato, colocou em votação aos empregados a alteração do banco de Horas, sem a ciência do Sindicato ou do Ministério do Trabalho. Tal prática, além de ilegal é muito estranha por contar com alguns empregados e com o total apoio do pessoal da administração da Copromem. Além disso, o Sindicato já estava em negociação com a cooperativa e conquistou melhorias significativas para os trabalhadores no Banco de Horas.
assCopromem19out03 Na Copromem: Sindicato conquista melhorias no Banco de Horas para seus empregados
Com a presença da sua diretoria, o presidente do Sindicato Francisco Sales Gabriel Fernandes (Chico do Sindicato) conduziu a assembleia e colocou um ponto final no conflito. Chico ressaltou seu compromisso em defesa dos direitos dos trabalhadores e foi enfático: “Quem representa vocês é o Sindicato. Vocês possuem um Sindicato profissional para defendê-los.Comissão nenhuma tem legalidade nem competência para representá-los. Haja visto que conseguimos grandes melhorias para todos vocês muito além daquelas propostas por certas comissões.”
Ao final da assembleia, todos os trabalhadores presentes aprovaram por unanimidade e aplaudiram o Sindicato, o que mostra o contentamento e confiança da categoria no seu Sindicato, profissional e competente.

Comentários não permitidos.

Deixe um comentário