Depois de nove dias parados, os funcionários da Delphi de Mococa retomaram as atividades nesta sexta-feira, 16 de janeiro. A greve foi deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região em decorrência do descumprimento de um acordo coletivo firmado com a empresa em junho de 2014, onde ficou estabelecido o pagamento do PRE (Participação nos Resultados da Empresa) em duas parcelas, sendo apenas a primeira parcela paga pela Delphi aos seus empregados.
Após ter impetrado dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas, nesta quinta-feira, 15, foi realizada uma audiência de conciliação entre as partes, mediada pela Presidente do Tribunal, Dra. Gisela Rodrigues Moraes e pela Procuradora, Dra. Renata Petrocino. Participaram ainda a direção do Sindicato e da Delphi, com os seus respectivos advogados e membros da Comissão de Trabalhadores da Delphi. Na ocasião, outras cláusulas também foram negociadas e, por fim, acordadas as seguintes propostas:
- Garantia de emprego de 90 dias a todos os empregados a partir dessa data.
- Pagamento imediato da segunda parcela do PRE de 2014, transformado em abono, a ser pago a todos os empregados em 19 01 2015.
- Reajuste no piso salarial entre 16% e 20%, dependendo do tempo de trabalho. Vale ressaltar que o reajuste da categoria metalúrgica do Estado de São Paulo neste ano foi de 8%.
- Manutenção de todas as cláusulas sociais, sindicais, jurídicas e econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, que vigorará até 31/10/2015, mantendo-se a data base dos empregados em 1º de novembro.
- Pagamento dos dias e horas paradas (em decorrência da greve) no mês de janeiro. Das 106 horas totalizadas deverão ser pagas apenas 56 horas.
- Quanto as novas contratações, prioridade para admissão dos ex-funcionários (demitidos em massa em julho de 2014).
- Ficou acertada ainda uma multa de 25% sobre o salário dos empregados caso haja atraso ou descumprimento das cláusulas.
As decisões foram apresentadas nesta sexta-feira, 16 de janeiro, em assembleia realizada às 05:30h pelo Sindicato com todos os empregados da Delphi na porta da fábrica, onde a maioria aprovou o acordo, colocando fim ao movimento grevista.
Para Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato (Presidente), esta greve, considerada a mais extensa do movimento sindical de Mococa foi um grande exemplo de luta pelos direitos trabalhistas. “Foi um ato marcado pela união e consciência daqueles jovens que em conjunto com o trabalho árduo do Sindicato saíram vitoriosos. Esta postura dos empregados nos motivou a buscar com muito mais garra o que é de direito de cada um deles. Realmente um exemplo de luta e mais uma grande conquista para os trabalhadores de Mococa”, declara Chico.