Mococa, 15 de Dezembro de 2017



Fim da greve na Delphi. Atingidos os objetivos, funcionários retomam as atividades

end000 Fim da greve na Delphi. Atingidos os objetivos, funcionários retomam as atividades
Depois de nove dias parados, os funcionários da Delphi de Mococa retomaram as atividades nesta sexta-feira, 16 de janeiro. A greve foi deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região em decorrência do descumprimento de um acordo coletivo firmado com a empresa em junho de 2014, onde ficou estabelecido o pagamento do PRE (Participação nos Resultados da Empresa) em duas parcelas, sendo apenas a primeira parcela paga pela Delphi aos seus empregados.

end001 Fim da greve na Delphi. Atingidos os objetivos, funcionários retomam as atividades
Após ter impetrado dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas, nesta quinta-feira, 15, foi realizada uma audiência de conciliação entre as partes, mediada pela Presidente do Tribunal, Dra. Gisela Rodrigues Moraes e pela Procuradora, Dra. Renata Petrocino. Participaram ainda a direção do Sindicato e da Delphi, com os seus respectivos advogados e membros da Comissão de Trabalhadores da Delphi. Na ocasião, outras cláusulas também foram negociadas e, por fim, acordadas as seguintes propostas:

- Garantia de emprego de 90 dias a todos os empregados a partir dessa data.
- Pagamento imediato da segunda parcela do PRE de 2014, transformado em abono, a ser pago a todos os empregados em 19 01 2015.
- Reajuste no piso salarial entre 16% e 20%, dependendo do tempo de trabalho. Vale ressaltar que o reajuste da categoria metalúrgica do Estado de São Paulo neste ano foi de 8%.
- Manutenção de todas as cláusulas sociais, sindicais, jurídicas e econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, que vigorará até 31/10/2015, mantendo-se a data base dos empregados em 1º de novembro.

- Pagamento dos dias e horas paradas (em decorrência da greve) no mês de janeiro. Das 106 horas totalizadas deverão ser pagas apenas 56 horas.
- Quanto as novas contratações, prioridade para admissão dos ex-funcionários (demitidos em massa em julho de 2014).
- Ficou acertada ainda uma multa de 25% sobre o salário dos empregados caso haja atraso ou descumprimento das cláusulas.

end002 Fim da greve na Delphi. Atingidos os objetivos, funcionários retomam as atividades
As decisões foram apresentadas nesta sexta-feira, 16 de janeiro, em assembleia realizada às 05:30h pelo Sindicato com todos os empregados da Delphi na porta da fábrica, onde a maioria aprovou o acordo, colocando fim ao movimento grevista.

Para Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato (Presidente), esta greve, considerada a mais extensa do movimento sindical de Mococa foi um grande exemplo de luta pelos direitos trabalhistas. “Foi um ato marcado pela união e consciência daqueles jovens que em conjunto com o trabalho árduo do Sindicato saíram vitoriosos. Esta postura dos empregados nos motivou a buscar com muito mais garra o que é de direito de cada um deles. Realmente um exemplo de luta e mais uma grande conquista para os trabalhadores de Mococa”, declara Chico.

Comentários não permitidos.

Deixe um comentário