Juca Guimarães
Os trabalhadores com contrato celetista podem optar pelo envio do saldo do FGTS para o aparelho celular, por meio de torpedo (SMS).
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 800 mil trabalhadores já fizeram o cadastramento e estão recebendo as mensagens sempre que ocorre alguma mudança no saldo, como depósitos, saques ou atualização dos juros.
Com o apoio das centrais sindicais para divulgar o modelo, a Caixa espera cadastrar 27,6 milhões de contas de FGTS até o final do ano que vem.
Uma das vantagens da informatização no envio do saldo do FGTS, segundo a Caixa, é a fiscalização sobre os depósitos que o trabalhador será capaz de fazer. “As informações enviadas por SMS possibilitam que o trabalhador se transforme no maior fiscal de sua conta do FGTS”, disse Fabio Cleto, vice-presidente de Fundo de governo da Caixa.
O cadastramento para receber os dados do FGTS por SMS é simples. O trabalhador deve acessar o site da Caixa ou o do FGTS e registrar o número do PIS (no caso dos servidores públicos é necessário o número do Pasep), criar uma senha e digitar o código que aparece na tela do computador. O trabalhador pode, se quiser, alterar a senha, que também serve para conferir o extrato do FGTS pela internet.
Quem não fizer o cadastramento vai continuar recebendo o extrato de papel de dois em dois meses em casa.