Mococa, 21 de Setembro de 2017



Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical

3encontrocomunica00 Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical
Cerca de 100 dirigentes sindicais e assessores de imprensa de diversas cidades e regiões do País participaram em 23 de maio do 3º Encontro Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O evento, realizado no auditório da Força Sindical, em São Paulo, debateu a Imprensa no Brasil e o jornalismo sindical como instrumento de informação e mobilização da classe trabalhadora por mais conquistas.

3encontrocomunica04 Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical
Miguel Torres, presidente da CNTM, ressaltou a importância do evento para o intercâmbio de informações entre as entidades filiadas à Confederação, o reconhecimento dos avanços na comunicação sindical e a necessidade de mais investimentos na área. “Sugiro uma maior divulgação dos 70 anos da CLT, para fortalecer a luta pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e sociais no País”.

Luiz Carlos de Miranda, secretário de Relações Públicas da CNTM, disse que é preciso aprimorar a comunicação feita pelos sindicatos, estruturando departamentos de imprensa maiores e melhores. “Nossos encontros buscam, a partir dos exemplos de assessorias já estabelecidas, incentivar também /a criação de departamentos nos demais sindicatos”.

O evento contou com palestras de Eugênio Bucci (jornalista, professor da ECA-USP e ESPM e colunista do jornal O Estado de S.Paulo e revista Época), João Guilherme Vargas Netto (consultor sindical), João Franzin (jornalista da Agência Sindical), Gláucio Dias (jornalista da Confraria da Notícia), Roberto Anacleto (técnico do Dieese/CNTM), Carolina Maria Ruy (jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical), Sara Puerta e Claudinéia Arcanjo (jornalistas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador).

O evento foi prestigiado por João Carlos Gonçalves “Juruna”, secretário-geral da Força Sindical, pelos diretores da CNTM Pedro Celso Rosa, Carlos Lacerda e Carlos Albino e por Elzaelena Caldeira, presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia.

3encontrocomunica01 Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical
Luiz Antonio de Medeiros, fundador da CNTM, recém nomeado Superintendente Regional do Trabalho no Estado de SP, esteve presente ao evento e declarou aos participantes: “Comunicação com a base é tudo! Você só mobiliza e forma opinião se investir em comunicação, jornal, site, blog e facebook”.

3encontrocomunica02 Assessores de Imprensa e dirigentes debatem práticas e materiais de comunicação sindical
Propostas para a CNTM e entidades filiadas
Antes do encerramento, os participantes do 3º Encontro de Comunicação CNTM encaminharam as seguintes sugestões:

• fazer parcerias com instituições de ensino renomadas para realização de cursos de Comunicação Sindical, inclusive de pós-graduação, para ampliar a qualificação dos assessores de imprensa sindical.

• aumentar o tempo dos próximos encontros para pelo menos dois dias.

• transmitir os próximos encontros ao vivo por vídeo streaming, para quem não estiver presente poder assistir pela internet.

• fazer encontros regionais antes do 4º Encontro de Comunicação.

• fomentar o protagonismo do trabalhador, por intermédio de matérias onde ele seja o agente da informação.

• criar um canal virtual de comunicação (facebook. blog, site, etc.) para que os participantes deste grupo possam acessar e trocar informações sobre o trabalho de assessoria de imprensa e compartilhar materiais e ideias sobre comunicação sindical. Um moderador seria o responsável geral pelo espaço, com um gestor em cada sindicato.

• apoiar os sindicatos do interior, de todos os estados, para que montem setores de comunicação eficientes, com treinamento para os atuais e futuros profissionais de comunicação.

• realizar encontros, cursos, seminários ou oficinas de capacitação para os dirigentes sindicais conhecerem mais sobre a importância da “ferramenta” comunicação para as suas ações com a base. Levar palestrantes que possam orientar em questões de estrutura, custos e investimentos em departamentos de imprensa.

• fazer um estudo sobre a visão que o trabalhador tem da comunicação sindical e dos materiais mais utilizados (jornal, programas de TV e rádio, revistas, sites e redes sociais).

Propostas para a Força Sindical
Os participantes do 3º Encontro de Comunicação CNTM aprovaram uma mensagem de apoio ao Tema Comunicação, que integra os debates do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, e a ideia de a central produzir uma revista periódica e investir em emissoras próprias de rádio e televisão.

Texto: Val Gomes (Assessor de Comunicação da CNTM)

Comentários não permitidos.

Deixe um comentário