Cerca de 100 dirigentes sindicais e assessores de imprensa de diversas cidades e regiões do País participaram em 23 de maio do 3º Encontro Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). O evento, realizado no auditório da Força Sindical, em São Paulo, debateu a Imprensa no Brasil e o jornalismo sindical como instrumento de informação e mobilização da classe trabalhadora por mais conquistas.
Miguel Torres, presidente da CNTM, ressaltou a importância do evento para o intercâmbio de informações entre as entidades filiadas à Confederação, o reconhecimento dos avanços na comunicação sindical e a necessidade de mais investimentos na área. “Sugiro uma maior divulgação dos 70 anos da CLT, para fortalecer a luta pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e sociais no País”.
Luiz Carlos de Miranda, secretário de Relações Públicas da CNTM, disse que é preciso aprimorar a comunicação feita pelos sindicatos, estruturando departamentos de imprensa maiores e melhores. “Nossos encontros buscam, a partir dos exemplos de assessorias já estabelecidas, incentivar também /a criação de departamentos nos demais sindicatos”.
O evento contou com palestras de Eugênio Bucci (jornalista, professor da ECA-USP e ESPM e colunista do jornal O Estado de S.Paulo e revista Época), João Guilherme Vargas Netto (consultor sindical), João Franzin (jornalista da Agência Sindical), Gláucio Dias (jornalista da Confraria da Notícia), Roberto Anacleto (técnico do Dieese/CNTM), Carolina Maria Ruy (jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical), Sara Puerta e Claudinéia Arcanjo (jornalistas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador).
O evento foi prestigiado por João Carlos Gonçalves “Juruna”, secretário-geral da Força Sindical, pelos diretores da CNTM Pedro Celso Rosa, Carlos Lacerda e Carlos Albino e por Elzaelena Caldeira, presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia.
Luiz Antonio de Medeiros, fundador da CNTM, recém nomeado Superintendente Regional do Trabalho no Estado de SP, esteve presente ao evento e declarou aos participantes: “Comunicação com a base é tudo! Você só mobiliza e forma opinião se investir em comunicação, jornal, site, blog e facebook”.
Propostas para a CNTM e entidades filiadas
Antes do encerramento, os participantes do 3º Encontro de Comunicação CNTM encaminharam as seguintes sugestões:
• fazer parcerias com instituições de ensino renomadas para realização de cursos de Comunicação Sindical, inclusive de pós-graduação, para ampliar a qualificação dos assessores de imprensa sindical.
• aumentar o tempo dos próximos encontros para pelo menos dois dias.
• transmitir os próximos encontros ao vivo por vídeo streaming, para quem não estiver presente poder assistir pela internet.
• fazer encontros regionais antes do 4º Encontro de Comunicação.
• fomentar o protagonismo do trabalhador, por intermédio de matérias onde ele seja o agente da informação.
• criar um canal virtual de comunicação (facebook. blog, site, etc.) para que os participantes deste grupo possam acessar e trocar informações sobre o trabalho de assessoria de imprensa e compartilhar materiais e ideias sobre comunicação sindical. Um moderador seria o responsável geral pelo espaço, com um gestor em cada sindicato.
• apoiar os sindicatos do interior, de todos os estados, para que montem setores de comunicação eficientes, com treinamento para os atuais e futuros profissionais de comunicação.
• realizar encontros, cursos, seminários ou oficinas de capacitação para os dirigentes sindicais conhecerem mais sobre a importância da “ferramenta” comunicação para as suas ações com a base. Levar palestrantes que possam orientar em questões de estrutura, custos e investimentos em departamentos de imprensa.
• fazer um estudo sobre a visão que o trabalhador tem da comunicação sindical e dos materiais mais utilizados (jornal, programas de TV e rádio, revistas, sites e redes sociais).
Propostas para a Força Sindical
Os participantes do 3º Encontro de Comunicação CNTM aprovaram uma mensagem de apoio ao Tema Comunicação, que integra os debates do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, e a ideia de a central produzir uma revista periódica e investir em emissoras próprias de rádio e televisão.
Texto: Val Gomes (Assessor de Comunicação da CNTM)