Em assembleia realizada pelo Sindicato nesta segunda (15), trabalhadores da empresa aprovaram por aclamação a proposta de negociações salariais referentes a data-base de 2012.
O presidente do Sindicato Chico do Sindicato apresentou aos empregados da Lumatec a proposta inicial dos sindicatos patronais (que ficaram em torno de 5%) e afirmou que pretende lutar junto à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Estado de São Paulo para melhorar esses valores.
Segundo o presidente, o valor é baixo e não representa um reajuste significativo, haja vista que só a perda salarial anual pela inflação já está acima dos 5% oferecidos pela classe patronal e, em contrapartida, o pacote de incentivos fiscais do Governo Federal vai beneficiar as empresas a partir de janeiro, através de isenção de impostos em encargos trabalhistas e energia elétrica, o que caracteriza um ganho real para as empresas bastante significativo.
Alternativa
Caso não haja progresso nas negociações entre a Federação dos Metalúrgicos e os sindicatos patronais em São Paulo, Chico do Sindicato se mostrou disposto a negociar individualmente um reajuste melhor com cada empresa aqui na base. Segundo ele, os valores apresentados até agora representam apenas perdas salariais acumuladas durante o ano e não um aumento real na renda do trabalhador.