Quase todo mundo conhece a triste história envolvendo esta data – trabalhadoras de uma tecelagem em Nova York que lutavam por condições menos desumanas de trabalho e que foram brutalmente carbonizadas dentro da fábrica em 1857. Somente em 1910 foi decidido que o dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela ONU 65 anos mais tarde.
No Brasil a maior conquista das mulheres ocorreu em 1932, quando elas ganharam o direito ao voto, extinguindo uma injustiça secular no país.
Desde então, as mulheres brasileiras vêem ganhando mais espaço no cenário político e hoje temos delas na presidência da República.
Há 12 anos o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região comemora a data homenageando as mulheres em diversos eventos promovidos através de seu Departamento da Mulher.
Nesta quinta (7) o encontro contou com a presença da representante da Secretaria da Mulher da Força Sindical – Maria Edna Medeiros.
A palestrante abordou temas relacionados à data e direitos a serem conquistados pela mulher no mercado de trabalho.
Após o debate foi oferecido um coquetel onde elas puderam se confraternizar e ainda participar do sorteio de vários brindes oferecidos pelo Sindicato.
A representante do Departamento da Mulher do Sindicato, Susana Maria Dias, agradeceu a presença de todas e elogiou a postura participativa das mulheres.
O presidente Chico do Sindicato, também deixou sua contribuição para o evento, falando sobre a primazia do Sindicato dos Metalúrgicos na comemoração desta importante data – “Há 12 anos promovemos encontros para nossas mulheres pois sempre estivemos ao lado de nossas companheiras que tanto nos apóiam, o que nos orgulha muito.”