Mococa, 25 de Setembro de 2017



1º curso para dirigentes sindicais em Mococa

cursoPLR00 1º curso para dirigentes sindicais em Mococa
No dia 02 de agosto, foi realizado em Mococa, o primeiro curso para dirigentes sindicais, uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região. Cerca de trinta pessoas participaram do curso sobre PLR (Participação nos Lucros e Resultados da Empresa), ministrado no Clube Recreativo.

Pela manhã o Assessor Técnico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, José Osmair Polisel (mais conhecido por JOP), focou da importância de se tomar alguns cuidados durante as negociações do PLR, devendo o acordo ser discutido, lido e bem interpretado antes de ser assinado. “O primeiro passo é saber o que está sendo negociado, daí a necessidade deste acordo ter regras claras e ser de entendimento de todos. Ninguém conhece mais de PLR do que o trabalhador, por isso, é fundamental eleger uma boa comissão com empregados envolvidos”, salienta JOP, que expôs ainda outros pontos relevantes nas negociações. Durante todo o tempo os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

cursoPLR01 1º curso para dirigentes sindicais em Mococa
No período da tarde o advogado da Federação que atua no TRT Campinas-SP, Dr. Nélson Meyer, falou sobre técnicas jurídicas e leis que regem uma negociação de PLR. “São diversos requisitos, leis e métodos que variam de uma empresa para outra, dependendo do seu ramo de atividade, número de funcionários, faturamento, etc. Por isso, é imprescindível a atuação dos três setores nas negociações: funcionários x sindicato x empresa”, salienta.

cursoPLR02 1º curso para dirigentes sindicais em Mococa
Para o Presidente do Sindicato de Mococa, Francisco Sales Gabriel Fernandes, Chico do Sindicato, esta foi mais uma grande oportunidade para reciclar os conhecimentos e preparar ainda mais os dirigentes sindicais para as futuras negociações do acordo. “A Lei do PLR foi assinada em 2000 e dois anos depois já batalhávamos pela sua implantação nas nossas empresas de base. Atualmente, praticamente 100% delas atendem a lei, beneficiando um número cada vez maior de trabalhadores na região, o que é motivo de muito orgulho para este Sindicato. Vale ressaltar que, com a implantação da cultura de PLR ganham os dois lados (empregado x empregador), com uma produtividade maior e divisão dos lucros finais entre as partes”, relata Chico.

cursoPLR03 1º curso para dirigentes sindicais em Mococa
Entre os convidados, também marcaram presença representantes do Sindicato Alimentício de Mococa, filiados à Força Sindical.

A lei 10.101 de 19 de dezembro de 2000 que regulamenta a Participação dos Trabalhadores nos Lucros e Resultados da Empresa foi assinada por Antônio Carlos Magalhães no Governo do Presidente Itamar Franco.

Comentários não permitidos.

Deixe um comentário